top of page
concreto

EL EDITOR

Benarés Editora es un proyecto editorial de libros independiente. En su fundación en 2019 se llamó Editora Locomotiva, pero recientemente tuvo que sufrir algunos cambios, incluido el nombre. Sin embargo, continuamos con nuestra premisa de editar libros, impresos y electrónicos, con gran atención, sensibilidad, profesionalismo y compañerismo en la construcción de las más diversas obras de lectura.

Construido por entusiastas de la literatura y otras artes, así como de escritores y profesores, cuyo foco principal es dar espacio y visibilidad a nuevos escritores, a través de la publicación de libros a bajo costo. Trabajamos con tiradas pequeñas, lo que nos permite atender a cada autor según su demanda.

Editamos libros de diferentes géneros y formatos, según tu proyecto/idea: poesía, cuento, novela gráfica, novela, cómic, investigación, etc. Te invitamos, autor/autora a conocer nuestra política de publicaciones, cuyo diferencial es la atención dedicada a cada obra, a través de una lectura crítica y detallada de cada proyecto.

FICHA CATALOGRÁFICA

É um documento obrigatório e essencial para a sua obra. Com uma equipe formada por bibliotecários com o Certificado Regional de Biblioteconomia, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) disponibiliza um modelo de catalogação bem completo.

A emissão do documento acontece em etapas e leva em consideração cada um dos elementos e dados de uma obra. Tudo começa na análise do formulário e do material enviado pelo editor. Passa-se então para a fase de representação temática, que relaciona cada obra de acordo com suas áreas de conhecimento. E por fim, acontece a classificação de cada livro ou publicação monográfica.

Além de todos os dados necessários para a catalogação de uma publicação, o documento emitido pela CBL recebe o nome do bibliotecário responsável e o número do CRB ativo, o certificado Regional de Biblioteconomia, conforme Resolução 184/2017 do Conselho Federal de Biblioteconomia.

DOI

O Digital Object Identifier (DOI) faz parte de um sistema que oferece identificadores digitais para objetos que permitem a identificação inequívoca e persistente de qualquer tipo de entidade (física, digital ou abstrata) no ambiente da internet. Como exemplos de objetos que podem receber um nome DOI, pode-se citar um CD de música (estrutura física), seus arquivos (estrutura digital) de gravações com as performances de músicas (estrutura abstrata). A infraestrutura do sistema DOI é definida pela norma ISO 26324, denominada Information and documentation: digital object identifier system, e é promovida pela International DOI Fundation (IDF). A norma deixa claro que o nome DOI refere-se a identificador digital de um objeto e não identificador de um objeto digital. O nome DOI é atribuído de forma permanente a um objeto, fornecendo um link persistente de rede que remete a informações atualizadas sobre esse objeto, inclusive onde o objeto, ou informação sobre ele, pode ser encontrado na internet. O sistema foi consolidado com a criação do International DOI Fundation (IDF) e de agências de registro de nomes DOI, entre elas a Crossref. Esta agência atua no contexto das publicações acadêmicas 6 e científicas, e é uma das autoridades responsáveis pelo registro e atribuição de identificadores DOI, devendo manter controle da qualidade dos nomes atribuídos e evitar conflito nas atribuições.

FONTE:http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/1016/7/Atribui%C3%A7%C3%A3o%20de%20identificadores%20digitais%20para%20publica%C3%A7%C3%B5es%20cient%C3%ADficas.pdf

bottom of page